Dentre os objetivos do projeto encontra-se divulgar informações sobre os cordões de girassol a fim de ajudar, por meio da disseminação correta de informações, na inclusão de pessoas portadoras de deficiências não visíveis.
Pesquisar e conferir as informações sobre os cordões de girassol;
Gravar e editar o vídeo;
Divulgá-lo nas redes sociais do clube;
Atingir o maior número possível de pessoas, a fim de democratizar o conhecimento em relação aos cordões de girassol.
O Interact Club de Santa Maria Dores visou sempre a diversidade e inclusão dentro e fora do clube e, dado o tema proposto pela MDIO Interact Brasil para o quarto dia da Semana Mundial do Interact, o clube achou necessário trazer para as mídias informações sobre um grupo de pessoas que passa, muitas vezes, despercebido: as pessoas portadoras de deficiências não visíveis.
Os beneficiários diretos do projeto são as pessoas portadoras de deficiências não visíveis que terão o seu dia a dia melhorado devido a democratização de informações sobre os cordões de girassol. Já como beneficiários indiretos temos a comunidade como um todo, que irá alavancar a sua cidadania ao ajudar um grupo "isolado"
O projeto consistiu na produção de um vídeo explicativo sobre o que são e para que servem os cordões de girassol, utilizados por pessoas que possuem deficiências não-visíveis e desconhecidos por grande parcela da população.
Além da produção de um vídeo de suma importância para a comunidade, outros resultados foram: o vídeo alcançou mais 1050 pessoas, conscientizando-as sobre o tema e fazendo com que a população portadora de deficiências não visíveis sejam cada vez mais incluídas na sociedade.
Após ser debatido na 15ª Reunião Ordinária do clube, realizada no dia 23 de outubro, entrou-se em consenso sobre o tema a ser tratado pelo clube para o quarto dia da 59º Semana Mundial do Interact: deficiências não visíveis. Ficou também acertado que seria realizado um vídeo falando sobre os cordões de girassol, que são utilizados por portadores de deficiências não visíveis como uma aviso de: "mesmo que você não consiga ver, eu possuo uma deficiência e preciso de adaptações no meu ambiente." A companheira Thayná Weissbach ficou responsável por pesquisar e gravar o vídeo, e o enviou para a edição no dia 02 de novembro de 2021 e logo foi editado pelo companheiro Eduardo Dalla Corte Vissoto. Por fim, no dia 04 de novembro de 2021, o vídeo foi publicado nas redes sociais do clube, encerrando assim o projeto.
O principal desafio encontrado foi achar informações de fontes de confiança para que não fossem divulgadas notícias falsas.
O projeto impactou a vida dos portadores de deficiências não visíveis positivamente, uma vez que mais pessoas irão reconhecer o cordão de girassol e irão possibilitar corretas adaptações para o dia a dia dos portadores. Como impacto a curto prazo, temos a conscientização da população acerca da temática e como impacto a longo prazo temos o desenvolvimento da cidadania do povo brasileiro, que a cada dia caminha para um futuro mais inclusivo.
História
Colégio de RDIs
Rep. Distritais de Área
Comissões do RDI
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios