Os principais objetivos do projeto são incentivar os associados e convidados do clube a se desafiarem a falar em público, ao passo que desenvolvem a habilidade da oratória e estudam um tema relevante, a comunicação não violenta.
As metas do projeto são as seguintes:
Participantes do Concurso e o proprio clube.
A Vencedora ganhou um trofeu, e todos participantes gostaram da experiencia
No dia 30 de setembro, o Conselho Diretor do clube realizou uma reunião para estabelecer prazos para determinadas atividades, incluindo o Concurso de Oratória. Na ocasião, concordou-se em realizar o evento no início de dezembro e elencou-se possíveis jurados a serem convidados. Então, aproximando-se do período estipulado, foi realizada uma reunião no dia 30 de novembro entre a Presidência e o Protocolo do clube para definir mais detalhes. No encontro, decidiu-se o eixo temático do concurso, data, local, horário, modo de inscrição e o convite dos jurados. O tema foi o seguinte:
"O que eu quero em minha vida é compaixão, um fluxo entre mim e os outros baseado em uma doação mútua de coração." - Marshall B. Rosenberg.
A comunicação é uma das habilidades mais requisitadas na atualidade, seja no âmbito profissional ou em outras quaisquer relações interpessoais. No entanto, mais importante do que simplesmente comunicar, é saber como realizar a comunicação de forma não violenta (CNV). Tal processo se dá por uma troca consciente e de empatia entre os interlocutores. Sendo assim, como um líder se destaca ao utilizar a CNV?
No mesmo dia, elaborou-se o edital do concurso e foram convidados os seguintes para compor a Banca Avaliadora: Caroline Dalcin, Patrick Milano, Carla Viegas, Cirano Belardony e Pedro Toniasso. Já no dia 2 de dezembro, contatou-se a comissão de Imagem Pública para que fosse produzida uma identidade visual para o concurso. Então, em 4 de dezembro divulgou-se o edital, o tema e o formulário de inscrições do concurso aos associados e convidados do clube. O prazo das inscrições que havia sido determinado era 11 de dezembro, contudo, devido ao baixo efetivo (apenas 1 inscrição) o período se estendeu até o dia 15 de dezembro.
Para incentivar a participação interna, a associada Júlia Garcia convidou a conselheira do clube, Carol Dalcin, para dar um depoimento sobre a sua experiência em concursos de oratória na reunião do dia 14 de dezembro. Tal ação mostrou-se efetiva, uma vez que o número de inscrições aumentou para 4 candidatas (Ana Clara Guerra Silveira, Isabela Goularte Germani, Thayná da Silveira Weissbach e Dandara Ceretta Fialho). Ao total, foram 4 candidatos e 2 jurados (Cirano Alves Belardony e Patrick Milano Rodrigues) que puderam se fazer presentes no evento no dia 19 de dezembro, às 15 horas na Casa da Amizade. Finalmente, a vencedora do concurso foi a convidada Ana Clara Guerra.
Sim. A dificuldade inicial foi encorajar os associados e convidados a participarem do concurso, visto que muitos não entendiam plenamente o funcionamento e tinham receio por serem muito jovens no clube ainda. Ademais, outro empecilho foi o convite aos jurados, visto que, embora tenham sido contatados com antecedência e recebido prazos para a confirmação, muitos não responderam ou cancelaram inesperadamente.
História
Colégio de RDIs
Rep. Distritais de Área
Comissões do RDI
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios