Postado em: 21/12/2021 por Interact Club de Sete Lagoas
O objetivo principal do projeto era colocar a posição do Interact Club Sete Lagoas contra o decreto de despejo dos ocupantes do terreno e a favor da ocupação do mesmo uma vez que a área não estava cumprindo quaisquer função social. Além de promover entretenimento e lazer para as crianças da comunidade que passavam por tal situação. No final do ano, após os habitantes conseguirem o reconhecimento legal do espaço, o Interact Club Sete Lagoas se dispôs a proporcionar melhores condições de vida aos moradores, uma vez que, vivem em situação de vulnerabilidade extrema, através da doação de inúmeras peças de roupa e ao proporcionar uma segunda manhã de lazer aos jovens que vivem no local.
A meta inicial do projeto era proporcionar às crianças, que residiam no local, um momento de lazer e posicionar o clube a favor da luta pelo reconhecimento legal do espaço, para que este cumprisse com sua função social. Já em nossa segunda visita, a meta do projeto consistia na arrecadação e na doação de 1000 peças de roupa e 100 pares de sapatos para todos os moradores do local, sem distinção de idade, e aproveitamos alguns materiais arrecadados para reencontrar as crianças de forma divertida, com música e doces (pirulito e algodão doce).
O projeto, inicialmente, foi criado como uma maneira de levar lazer e recreação às crianças que encontram-se em tal situação de vulnerabilidade e, nesse momento, de constante preocupação frente a ordem de despejo decretada pelo poder público. Posicionando o Interact Club Sete Lagoas a favor da concretização do direito à vida digna e à moradia dos cidadãos marginalizados.
Todos os moradores do local, cerca de quatrocentas pessoas, receberam as roupas e, principalmente, as crianças que puderam ter um momento de recreação e lazer. Além destes, todos os associados e pessoas que participaram do projeto, uma vez que, puderam lutar pela democratização do acesso à moradia, direito previsto pela constituição e mudar a realidade das pessoas que vivem em tal situação.
O Interact Club Sete Lagoas foi à uma ocupação em um terreno da prefeitura do município de Sete Lagoas que não cumpria com suas funções sociais, o que deu aval para que fosse ocupado por pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, no dia anterior à ordem de despejo expedida por uma juíza do município, em questão, com balas, tintas e músicas para promover uma tarde de lazer as crianças que vivem no local. Assim, iniciou-se o projeto Ocupa Alegria, que consiste na busca por proporcionar momentos felizes àqueles que participam desse movimento. No final do ano os moradores ganharam o loteamento porém a situação em que vivem permanece sendo de extrema miséria, por isso o Ocupa Alegria foi novamente no domingo dia 19/12 para a realizar a doação de mais de 1500 peças de roupa aos moradores e, novamente, entreter as crianças com algodão doce e música.
O projeto apresentou impactos significativos em suas duas realizações e, pode-se afirmar que foi essencial para a realidade daqueles que vivem no local. Assim, no primeiro dia as crianças do local foram assistidas pelos associados e puderam, através de inúmeros atrativos vivenciar uma realidade completamente diferente daquelas em que vivem diariamente, divertindo-se e brincando. Já no segundo dia tanto as crianças , tiveram um dia de diversão e novas experiências, juntamente com os adultos, que receberam as doações de roupas e calçados, essenciais para todos.
No ano de 2021, em um bairro da cidade onde o Interact Club Sete Lagoas atua, ocorreu a ocupação de um terreno da prefeitura, o qual, não cumpria com as suas funções sociais e, foi ocupado por pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, negligenciadas pelo poder municipal. Dessa maneira, em combate, a tal situação uma juíza da cidade emitiu uma ordem de despejo aos ocupantes da área e, em contradição ao documento emitido e a favor daquelas pessoas, que não tinham onde morar, o Interact Club Sete Lagoas sensibilizou se com a situação iniciando o projeto Ocupa Alegria. O projeto consiste na afirmação do clube a favor da ocupação pacífica e contra a ordem de despejo assim, colocando-se a disposição para trazer um pouco de alegria para a comunidade. Em sua primeira ação os associados do clube foram a área, um dia antes da ordem de despejo, que tinha sido agendada pelo poder público com o intuito de distrair as crianças, por meio de brincadeiras interativas como: jogo de queimada, futebol, desenhos e pinturas. As crianças usaram as mãos "sujas" de tintas para marcar a bandeira do Interact Club Sete Lagoas representando dessa forma um ato de resistência. Foram distribuidas, guloseimas como balas, pirulitos e chicletes. Essa tarde "Ocupa Alegria",aconteceu porque teve o auxílio administrativo do grupo Ocupa CDD, responsável por organizar a luta sobre a legalização do espaço, em evidência.
Após o adiamento da ordem de despejo e, também, de meses de luta, a área foi legalizada e reivindicada aos moradores do local. Assim, no dia 19/12, o clube retornou a área em busca de proporcionar àquelas pessoas acolhimento, a partir, da arrecadação e a doação de mais de mil peças de roupas e trezentos pares de sapatos para os moradores do local. Dessa vez o evento aconteceu em uma manhã com distribuição de guloseimas e muita diversão destinadas às crianças do local, a fim de novamente proporcionar um pouco de alegria.
Por envolver questões políticas, a mesa diretiva ficou preocupada sobre a reação de uma ala mais conservadora dos cidadãos do município em entender que o Interact estava apenas se colocando a favor do direito à moradia e vida digna aos moradores da ocupação. Porém, houve uma comoção local a favor dos mesmos evitando qualquer tipo de transtorno em relação às ações do clube, que permaneceram sempre distantes de qualquer envolvimento em questões políticas.
Em ambas as partes o Interact Club Sete Lagoas foi capaz de bater suas metas ao proporcionar os dias de lazer as crianças e ao posicionar-se a favor da luta pelo espaço e, após o reconhecimento legal ao angariar cinquenta por cento a mais de peças de roupa e o triplo de pares de calçados almejados para a doação às famílias locais.
Os ocupantes da área, que sofrem com grande marginalização e vivem em estado de calamidade, receberam auxílio do Interact Club que proporcionou um momento de lazer às crianças e realizou a entrega de roupas e sapatos à todos os moradores, sendo estes, capazes de se inserirem parcialmente dentro da sociedade. Em contraste, todo o município de Sete Lagoas, cidade onde o clube atua, sofreu com o choque e a comoção, em relação, à situação de extrema vulnerabilidade que àquelas pessoas se encontravam, tornando-se mais atentos às causas sociais da região.
História
Colégio de RDIs
Rep. Distritais de Área
Comissões do RDI
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios