Postado em: 11/03/2021 por Interact Club de Ipatinga Daniella Botelho
O objetivo principal desse projeto foi de conscientizar os jovens interactianos, suas famílias e os mais de mil seguidores do perfil oficial do Clube no Instagram (@icdanibotelho) dos impactos negativos tanto para a saúde humana quanto paro o meio ambiente que o consumo excessivo de carne acarreta, convidando-os às terças-feiras adotarem um cardápio vegetariano.
A meta principal do projeto era que a maioria dos associados e suas famílias aceitassem nosso convite da #Tercasemcarne e adotassem persistentemente um cardápio vegetariano pelo menos uma vez na semana, até que isso se tornasse um hábito das refeições da família naquele dia.
O Daniella Botelho resolveu realizar esse projeto, pois, além termos alguns associados que já são adeptos à alimentação vegetariana, foi interesse de todos os membros do clube aprender e "experimentar" com suas famílias sobre esse estilo alimentar e sobre sua importância para a promovermos um mundo mais sustentável.
Todos os membros do Clube puderam se conscientizar e agir em prol de um planeta mais sustentável através desse projeto, já que aceitando o convite da Terça Sem Carne beneficiaram o meio ambiente e também a sua saúde.
O "Terça Sem Carne" é um projeto de cunho concientizatório, a respeito da importância da sociedade começar a reduzir o consumo de carne, promovido na página oficial do nosso clube no Instagram pela Comissão de Imagem Pública do Daniella Botelho.
A realização desse projeto foi importante para trazer a pauta e esclarecer aos jovens que a adoção de uma dieta vegetariana não é “mimi” e sim uma questão de bom senso para com os animais, o meio ambiente e a para com a própria saúde humana, e que deixar de comer carne, nem que seja apenas uma vez na semana, é uma simples atitude sustentável para o bem do nosso planeta.
O projeto foi um sucesso graças ao trabalho minucioso e detalhado realizado pelas meninas da nossa Comissão de Imagem Pública, Anne Bicalho e Ana Luiza Varella, e também graças à ajuda da Nutricionista Dra. Izabela Taveira que com seus conhecimentos construiu as opções de cardápio para as nossas Terças Sem Carne.
A ideia do projeto surgiu no final do semestre de 2020 da nossa Presidente Letícia Vidal, que por já ser vegetariana e mediante ao desafio “21 Dias para se tornar vegetariano”, pensou na ideia de usarmos a página oficial do nosso Clube para incentivar as pessoas a tentarem adotar esse comportamento sustentável. A presidente levou a ideia para o Conselho Diretor que ao aprová-la começou a melhor desenvolve-la. A partir daí, foi definido que seriam feitos quatro posts sobre o tema no feed do @icdanibotelho, um por semana abordando diferentes tópicos sobre o tema em cada. O nome do projeto também foi definido pelo Conselho como Terça Sem Carne, pois as reuniões do nosso clube ocorrem às terças-feiras.
O padrão das artes dos posts e o conteúdo explicativo de cada um foram feitos pelas associadas Ana Luiza Varella e Anne Bicalho, componentes da Comissão de Imagem Pública do nosso Clube. As meninas retiraram informações dos seguintes sites para a introduzirem o tema, falarem do balanceamento nutricional e dos impactos ambientais: https://jornal.usp.br/universidade/para-um-mundo-mais-sustentavel-e-preciso-diminuir-o-consumo-de-carne/
https://www.greenpeace.org/brasil/participe/reduza-seu-consumo-de-carne/
https://www.bbc.com/portuguese/geral-50636010
https://www.otempo.com.br/interessa/e-possivel-ter-dieta-balanceada-mesmo-sem-a-carne-vermelha-1.2270298
https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/22967-como-lidar-com-a-carencia-de-vitamina-b12-na-dieta-vegetariana
https://www.svb.org.br/vegetarianismo1/meio-ambiente
https://www.greenpeace.org/brasil/participe/reduza-seu-consumo-de-carne/
Além disso, a Diretora dessa mesma Comissão Marina Magalhães foi quem ficou responsável por postar as artes semanalmente no perfil do @icdanibotelho.
A primeira publicação foi feita em 14 de dezembro de 2020, abordando sobre as drásticas consequências à saúde e ao meio ambiente geradas pelo consumo excessivo de carne, a segunda em 3 de janeiro de 2021, explicando que uma dieta balanceada contendo leguminosas por exemplo pode substituir o consumo da carne sem problema algum, a terceira no dia 16 de fevereiro, destacando que a agropecuária movida pelo grande consumo de carne bovina no brasil agride nosso meio ambiente, e a quarta em 22 de fevereiro, trazendo uma lista com filmes e documentários que esclarecem e debatem obre o tema “veganismo”.
Nossa Comissão de Imagem Pública teve dificuldade em se organizar na postagem das artes e , portanto, o planejamento feito para que as quatro publicações fossem feitas semanalmente na segundas-feira durante um mês acabou não sendo seguido à risca.
O projeto apesar de nas redes sociais não ter recebido tanta visibilidade teve sua meta alcançada, pois seu principal objetivo de tornar os jovens do Daniella Botelho pessoas conscientes e que lutam por um mundo mais verde foi atingido, haja vista que a maioria dos associados adotaram com suas famílias a dieta vegetariana por pelo menos um dia da semana.
O Projeto Terça Sem Carne impactou muito positivamente o meio ambiente, já que seguindo uma estimativa média cerca de 560 g de carne foram poupadas por semana pelas pessoas que aceitaram o convite para o modo de agir mais sustentável do “veganismo”.
História
Colégio de RDIs
Rep. Distritais de Área
Comissões do RDI
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios