Os principais objetivos estipulados para o projeto foram os de: abordar a temática do outubro rosa de forma real e intimista, humanizando a causa e demonstrando que a luta vai além de um mês ou uma cor, abrangendo e representando, a partir das histórias de mulheres que viveram com o câncer, milhares de mulheres que lutam diariamente contra a doença; demonstrar a partir dos vídeos que o câncer não é o fim, que as trajetórias e vidas dessas mulheres vão muito além de uma doença.
As metas definidas para o projeto foram as de: conseguir a parceria do grupo ELLAS para o projeto; desenvolver as perguntas que seriam feitas às mulheres; reunir as associadas que participariam da causa, orientando-as quanto à abordagem e tratamento com as mulheres entrevistadas; realizar uma edição que valorizasse as histórias individuais de cada mulher; definir as datas em que os vídeos seriam postados.
A principal razão do projeto foi trazer uma abordagem diferente quanto à forma com a qual o câncer de mama é tratado na sociedade. Além de ser um projeto em prol do outubro rosa, a ideia central do projeto foi trazer histórias reais de mulheres que haviam lutado contra a doença, a fim de humanizar a causa, trazendo uma visão mais realista em relação aos desafios e vivências vividos por essas mulheres. Foi pensada que a melhor forma de combater a desinformação a respeito do câncer de mama, seria conscientizar a população a respeito da luta diária de mulheres que enfrentam a doença, porém, demonstrando que a vida com o câncer não deve "desumanizar" essas mulheres, mas sim explanar que suas trajetória vão além à doença.
A principal beneficiária deste projeto foi a sociedade em um todo, onde por meio da divulgação destas histórias puderam conhecer a luta e a guerra travada contra o câncer por essas mulheres, desmistificando essa visão excludente e afastada e aproximando a sociedade a histórias reais. Em segundo plano, os associados participantes, tanto no processo de gravação quanto no de edição, puderam conhecer tais histórias e enriquecer seus conhecimentos a respeito da temática.
No início do mês de outubro, durante reunião ordinária do Interact Club de Santiago, a pauta de projeto em prol da causa do outubro rosa veio a ser levantada. Neste, o foco central estipulado havia sido o de promover esperança em relação à superação do câncer e a importância dos métodos de reconhecimento da doença. Com isso, foi feito contato com o Grupo ELLAS de Santiago, o qual tem por intuito o acolhimento, fortalecimento e cuidado com mulheres que viveram ou vivem com o câncer de mama. Para tanto, foi designado um dia acordado entre os associados e o grupo ELLAS (25/10), no qual seriam gravados vídeos com mulheres voluntárias, onde elas contariam suas histórias antes da descoberta da doença e seus sentimentos e desafios vivenciados durante a batalha contra o câncer. No intuito de abordar o assunto com cuidado, reconhecimento e delicadeza, as meninas associadas ao clube foram designadas para serem as "entrevistadoras", para que as entrevistadas se sentissem mais confortáveis ao compartilhar suas vivências pessoais. O projeto foi baseado na proposta do "Museu da Pessoa", onde a vários anos pessoas compartilham suas histórias. Ao fim, os vídeos gravados culminaram em três posts para as redes sociais do clube, a fim de aumentar a visibilidade individual dada a essas mulheres.
Os resultados gerais do projeto se mostraram de grande satisfação. Com boa visibilidade, o projeto cumpriu com as metas e objetivos planejados e conseguiu desenvolver o assunto da forma como havia sido planejado, abordando com delicadeza e realidade a história de três mulheres que viveram e enfrentaram o câncer de mama.
Após a decisão do projeto em prol do outubro rosa na reunião ordinária do dia vinte e oito de setembro, no qual seriam gravados vídeos que divulgassem a história de mulheres que lutaram contra o câncer, indo além de sua doença, houve o início da formulação das etapas do projeto. Primeiramente, foi feito contato com o grupo ELLAS, que tem por intuito o acolhimento de mulheres que lutaram e lutam contra o câncer de mama. A partir disso, com a colaboração do grupo com o projeto, foi acordado um dia em que seriam gravados os vídeos a serem publicados, o qual ficou definido no dia vinte e cinco de outubro. Nesse espaço de tempo, houve o preparo das perguntas que seriam feitas às mulheres, sendo elas referentes tanto à sua vida anterior à descoberta do câncer, quanto ao período de combate com a doença, focando, principalmente, em questões sentimentais e pessoais dessa trajetória. Por fim, com a gravação dos vídeos, esses com, em média, dois minutos e meio, houve o processo de edição, onde o resultado final deveria ser o mais sensível e tocante possível, na intenção de destacar tais histórias. Os vídeos foram divulgados em três dias distintos, sendo eles vinte e sete, vinte e oito e vinte e nove de outubro.
Não houveram grandes desafios encontrados. O principal a ser destacado se refere à data na qual foram divulgados os vídeos, sendo eles ao fim do mês. Porém, tal acontecimento não dificultou a realização do projeto.
Todas as metas e objetivos reforçados nos resultados e nos impactos foram alcançados com sucesso.
O impacto do projeto se fez no âmbito social, ao ponto e que abordou um assunto já conhecido, como é o outubro rosa, de maneira diferente, ressaltando, não o combate direto a doença em si, mas trazendo a visão da luta diária enfrentada por mulheres que já viveram com a doença, resultando em visibilidade a essas pessoas e demonstrando que muito além do câncer o qual enfrentam, elas também têm suas trajetórias e vivências pessoais, que vão muito além da doença.
História
Colégio de RDIs
Rep. Distritais de Área
Comissões do RDI
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios