Postado em: 19/05/2022 por Interact Club de Ferraz de Vasconcelos
O projeto do Interact Club de Ferraz de Vasconcelos junto ao Rotaract Ferraz de Vasconcelos teve como objetivo distribuir 100 ovos de páscoa para as crianças carentes de alguma comunidade local a chegada dessa data tão especial da cultura brasileira faz com que muitos queiram comprar ovos de chocolate e as crianças do país inteiro começam a perturbar seus pais para ganhar ovos do coelhinho. Desta forma o Interact Club de Ferraz de Vasconcelos e o Rotaract de Ferraz de Vasconcelos se dedicaram a confeccionar e distribuir os ovos tão aclamados pelas crianças e tornar esse dia tão inspirador.
Na Gestão 2021-2022, as metas propostas pelo Clube Interact Ferraz de Vasconcelos, em acordo com o Rotaract Ferraz de Vasconcelos, foi de distribuir 100 ovos de páscoa de 50 gramas cada, sendo um ovo para cada criança.
A páscoa é um feriado religioso que comercialmente proporciona grandes vendas no setor alimentício, com a situação econômica atual brasileira, a inflação está consideravelmente alta, e é responsabilidade do Interact e Rotaract realizar um serviço comunitário para aqueles que não podem acompanhar o ritmo consumista. Portanto, ao se tratar da compra de ovos de páscoa, famílias de baixa renda e em situação precária não devem ficar sem essa tradição por falta de verba, o que cabe aos clubes se comprometer a distribuir os ovos a fim de preservar e possibilitar um dia feliz às crianças carentes e aos seus pais e familiares que se alegram ao ver essa ajuda comunitária.
Os beneficiários diretos são as crianças carentes e suas famílias que se alegraram ao receberem os ovos de páscoa e, os beneficiários indiretos são os clubes Interact e Rotaract de Ferraz de Vasconcelos que podem ter uma realização pessoal ao trazer os sorrisos de tantas crianças necessitadas.
O projeto Pascoaract em conjunto com o Rotaract teve um planejamento de duas semanas e foi proposta a realização em duas etapas, sendo a primeira a confecção dos ovos na cozinha do Rotary Club ocorrendo na sexta-feira, dia 15 de abril, e a segunda no dia seguinte, sábado dia 16 de abril, que foi dedicado a entrega dos ovos em uma comunidade carente em Ferraz de Vasconcelos, ao total foram 100 ovos distribuídos às crianças residentes do local.
A confecção foi um sucesso, pois os associados superaram suas dificuldades ao decorrer do evento, com esforço e dedicação montaram os ovos e aprenderam a trabalhar em conjunto, pois cada um necessitava do outro para conseguir chegar no resultado final e entregar em perfeitas condições os ovos às crianças.
O projeto consiste na distribuição de ovos de páscoa para crianças carentes de alguma comunidade local, no processo foi decidido que os próprios integrantes do clube fariam os ovos, nisso cada um se responsabilizou por alguma etapa da confecção, sendo ela separada em: derreter o chocolate; colocar na forminha; congelar e embrulhar. No segundo dia, o Rotaract disponibilizou alguns carros para levar os ovos e os associados ao local, lá não foi necessário muito alarde pois ao andar pela estrada de terra, as crianças avistaram os associados com os ovos e se encarregaram de chamar as outras crianças, assim a distribuição demorou mais ou menos 1 hora, logo depois teve um companheirismo na Feira de Sábado perto do Rotary que possibilitou uma aproximação entre os clubes. O nome criativo dado ao projeto foi ’’Pascoarat’’ que utilizou a junção de duas palavras sendo elas Páscoa + ratc de Rotaract e Interact.
Um dos principais empecilhos que dificultou o andamento do projeto foi a produção dos ovos, com a inexperiência dos associados que tiveram de aprender a fazer uma casca grossa de chocolate para impedir que o ovos quebrassem, mas com o apoio da nova associada Kelly, que ganhou destaque ao auxiliar e liderar a confecção, tudo ocorreu bem e os integrantes presentes conseguiram alcançar os objetivos e passar por esse desafio com excelência. Outra adversidade encontrada foi no local escolhido pelos clubes, pois ficou a dúvida de como abordar as crianças e se necessita conversar com alguém para entrar no local já que poderia trazer riscos aos associados, no final não foi preciso.
Este projeto alcançou suas metas com a conclusão de cada etapa, desde a compra do material, a preparação dos ovos e embrulho deles, e por fim e entrega nas mãos das crianças.
O principal impacto, sem dúvidas, foi na comunidade que não precisou dizer aos seus filhos; netos e sobrinhos que não ganharam ovos esse ano, que as crianças realizaram o sonho de ganhar um chocolate e ficaram muito felizes com esses presentes de Páscoa.
História
Colégio de RDIs
Rep. Distritais de Área
Comissões do RDI
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios