Foi observado internamente que a Comissão de Imagem Pública estava sobrecarregada e com poucos associados ativos, o que despertou uma inquietação no Conselho Diretor: para as próximas gestões, existiriam indivíduos com o conhecimento e habilidades necessárias para administrar as redes sociais do clube? Portanto, um projeto que incentivasse a criatividade, o gosto pela IP e o aprimoramento das funcionalidades de tais aplicativos foi visto como um ponto de ignição para atrair os participantes para a comissão futuramente.
Os beneficiários diretos do projeto foram os associados e convidados do clube que puderam participar da atividade e, através dela, exercitar sua criatividade e aprimorar suas habilidades com aplicativos de edição e mídias sociais. Os beneficiários indiretos, por sua vez, serão os seguidores do Interact Club de Santa Maria Dores nas redes sociais, os quais receberão conteúdos melhor executados devido à capacitação promovida.
O projeto consistiu em cumprir um desafio, no qual os associados foram dispostos em grupos e receberam uma proposta de tema. Então, o grupo deveria fazer o uso da criatividade e de ferramentas digitais para produzir um design e inserir informações básicas para a divulgação da proposta designada.
O projeto obteve grande êxito. Os associados participantes relataram que além de aprenderem, também se divertiram muito juntos no momento de exercer a criatividade. Todos realizaram ao menos uma tarefa no grupo através da ferramenta digital, mostrando que haviam absorvido o conteúdo abordado na capacitação. Por fim, a descontração também foi imprescindível para que alguns associados perdessem a timidez de falar na apresentação final, contribuindo, enfim, para o desenvolvimento da oratória.
A ideia inicial do projeto surgiu em uma reunião do Conselho Diretor do clube, realizada no dia 12 de janeiro, após um debate sobre a próxima gestão e o futuro do clube. Tendo como base o projeto “Desafie-se”, realizado na gestão 2020-2021, a Comissão de Imagem Pública começou a planejar o “Design-IC”. O primeiro passo tomado foi o de definir uma data para a realização do projeto, o qual ocorreu no dia 05/03, após a data ter sido votada em reunião ordinária. Através do chat privado no WhatsApp, as associadas Maria Eduarda e Júlia Garcia começaram a organizar o projeto. Inicialmente, no dia 3 de março definiu-se a ideia principal: designar temas para os associados, nos quais eles terão que desenvolver uma arte e legendas de divulgação. Os dois temas abordados foram os seguintes:
1- Nova rede de “fast-food”: Um empresário deseja abrir uma franquia de fast-food na cidade. O grupo deverá criar uma identidade visual para o negócio e redigir um texto de divulgação do estabelecimento.
2- Lançamento de cinema: Um diretor de cinema deseja realizar o lançamento de um filme de suspense e aventura. O grupo deverá pensar em um enredo, criar o cartaz de divulgação da obra e, também, escrever a sinopse.
No entanto, muitos não tinham conhecimento da plataforma Canva, a qual é utilizada pelo clube para a criação de conteúdo nas redes sociais. Então, decidiu-se realizar uma capacitação antes do início da dinâmica, de modo a ensinar ferramentas básicas. No dia, os associados presentes tiveram um treinamento ministrado pela companheira Maria Eduarda Correa, a qual havia dirigido a comissão de Imagem Pública do clube anteriormente e integrado a equipe distrital de Imagem Pública. Logo após o treinamento, os associados votaram entre os 2 temas elaborados pela organização do projeto, sendo o número 2 o escolhido. O grupo recebeu 45 minutos para escolherem a história, criarem o design, escreverem a sinopse e as informações de lançamento do “filme”. Visando auxiliar os associados, alguns requisitos foram impostos, bem como é trabalhado pelos integrantes da Imagem Pública. Em uma postagem, sempre é necessário conter descrições como: onde, quando, quem, o que, como e por quê. Então, foi determinado que esses mesmos elementos supracitados constassem no cartaz e nas legendas produzidas. Após o término do tempo de produção estipulado, o grupo realizou uma apresentação da ideia, finalizando o projeto.
O principal desafio foi a participação dos interactianos, pois no dia muitos haviam esquecido e não puderam permanecer.
A curto prazo, o projeto desenvolveu habilidades substanciais dos associados, como o trabalho em equipe, a interpretação, a criatividade e a oratória. A longo prazo, os participantes poderão utilizar esses conhecimentos na vida profissional e acadêmica, além de contribuir para a melhoria da Imagem Pública do clube nas gestões futuras.
História
Colégio de RDIs
Rep. Distritais de Área
Comissões do RDI
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios